sábado, 11 de agosto de 2012

Comissão PEA-OGX: CAIXOTINHO, do Farol de São Tomé


O blog Pesca Artesanal, inicia hoje uma série de matérias sobre os integrantes das comissões PEA-OGX, trazendo, a cada postagem, o perfil desses importantes colaboradores. A homenagem de hoje vai para José Paulo Miguel Caxias, um conceituado pescador do Farol de São Tomé, de Campos dos Goytacazes. 

Seu José Paulo, de 58 anos, mais conhecido como CAIXOTINHO, atua na atividade pesqueira há quase 40 anos. No início de sua carreira como pescador, em 1973, a classe trabalhadora da pesca não contava com os recursos existentes nos dias de hoje. Naquela época, a captura do camarão, arte pesqueira de Caixotinho, era feita manualmente, onde o próprio pescador puxava a rede no braço, sem o auxílio mecânico dos tempos atuais. Além disso, os barcos eram pequenos e mais frágeis e não chegavam, sequer, a 8 metros de extensão, com motores que tinham apenas um cilindro (B10). A estrutura de trabalho era mais precária, no entanto, o pescado era capturado em maior quantidade.

Há 6 anos, Caixotinho precisou vender seu barco. Ainda atuou na pesca artesanal na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, Santa Cruz e Barra do Riacho (ES). Mas depois sossegou e começou a fazer reparos e entralhe em redes de pesca, de arrasto e emalhe, tornando-se um artesão das ferramentas de pesca. “Faço qualquer tipo de material de pesca", diz Caixotinho.

Quando começou a passar mais tempo em terra, recebeu o convite do dirigente pesqueiro, Rodolfo José, para fazer parte da diretoria da Colônia Z-19. Em seguida, Caixotinho passou a integrar também a comissão voluntária do PEA-OGX, que busca benfeitorias à pesca local e estratégias de sustentabilidade às atividades da Colônia. Com o objetivo de trazer mais integrantes para a comissão, Caixotinho vem mobilizando as marisqueiras da região para integrarem o projeto e fortalecerem futuras ações de implementação do PEA-OGX.

Gostaríamos de agradecer ao Caixotinho, assim como todos os integrantes das comissões do PEA-OGX, pela dedicação ao trabalho voluntário desempenhado no projeto e por sua busca contínua ao fortalecimento da classe pesqueira, no Farol de São Tomé.

Obrigado, Caixotinho!

Um comentário: